Tradições

Festas e Tradições de Carrapatas

Festas

Nesta freguesia, como é habitual nesta região, festejam-se, de forma particularmente intensa, o Natal e a Páscoa.

Destaca-se, igualmente, aquela a que é comum chamar Festa de Verão, celebrada em honra do Santíssimo Sacramento, no terceiro fim-de-semana de Agosto. No dia 25 de Novembro, realiza-se uma festa dedicada a Santa Catarina, enquanto que a 5 de Dezembro, festeja-se São Geraldo, padroeiro da freguesia. Em Junho, é tradicional celebrar-se o Santo António.

Em resumo:

Festa em Honra do Santíssimo Sacramento
Terceiro fim-de-semana de Agosto

Festa de Santa Catarina
25 de Novembro

Festa de São Geraldo (Padroeiro de Carrapatas)
5 de Dezembro

Festa de Santo António
13 de Junho


Jogos Tradicionais

Entre os jogos tradicionais, os mais característicos de Carrapatas são o Fito, o Ferro, a Relha, o Chincalhão e a Sueca. Os três primeiros estão, porém, algo esquecidos, sendo, nos dias de hoje, rara a sua realização. Tratam-se de jogos sem época definida, logo podem efectuar-se em qualquer momento do ano, embora com mais assiduidade durante a Primavera e o Verão, devido às melhores condições climáticas.

Fito

O Fito joga-se com duas pedras e dois marcos (duas pequenas pedras colocadas em pé e distantes uns 10 a 20 metros). Dois ou quatro jogadores iniciam o jogo, tentando derrubar o fito: o marco” pedra ou, pelo menos, conseguir que a sua pedra fique o mais próxima possível dele. O derrube do marco vale quatro pontos, enquanto que conseguir colocar a malha mais próxima que o adversário vale dois pontos. Vence o jogo aquele que conseguir chegar primeiro aos quarenta pontos.

Sueca

A Sueca é um jogo para quatro jogadores, dois contra dois, com os parceiros sentados opostamente. O baralho tem somente 40 cartas, sendo removidos baralho padrão os 8s, 9s e 10s do. A ordem das cartas em cada naipe, de cima para baixo, é: ás, 7, rei, valete, rainha, 6, 5, 4, 3, 2. Assim como a posição alta do sete, deve notar-se que o valete vale mais que a rainha, o que talvez se justifique pelo facto de, no antigo baralho português, as figuras serem o rei, o cavaleiro e a dama, sendo a figura feminina a menor.

Na Sueca, o objectivo é ganhar cartas que valem pontos. As cartas pontos; rei-4 pontos; valete-3 pontos; rainha-2 pontos; 6, 5, 4, somados no baralho.

O jogador que começa foi aquele que cortou o baralho. Os outros jogadores devem seguir o naipe jogado pelo primeiro jogador. O jogador que não tiver cartas do naipe puxado pode jogar cartas de qualquer outro naipe, incluindo o trunfo. A carta mais alta do naipe, ou o trunfo mais alto ganha a rodada. O jogador que ganhou puxa o próximo naipe.

Se algum jogador mentir sobre a ausência de algum naipe na sua mão e for descoberto, estará a “renunciar” ao jogo. Então a dupla oponente ganha o jogo automaticamente.

Ferro

O jogo do ferro consiste em atirar parte de um ferro de Bacelar, o mais longe possível.

Oração de Santo António

Donde vindes, Sto António,
Santo bem aventurado?
Há tanto que vos espero,
E tanto me tendes tardado.

Parai, divino António,
Parai, António divino
Que vos quero dar a vela
Que vos tinha prometido.

Esta vela não é minha,
António, bem o sabeis.
Ela é de meu irmão,
E o pago vós o dareis.

Parai, divino Sto António,
Defronte deste cruzeiro,
vós trazeis na mão direita
Jesus Cristo verdadeiro.

Sois tão alto em virtude
como vós, outro não há.
Peço que deis alívio
A dois órfãos sem par.

Sois de tanta Piedade,
Dos órfãos sois manto.
Atendei minhas palavras
E dai alivio ao meu pranto.

Ó divino Sto. António
Peço-vos de piedade:
Dai saúde aos meus padrinhos
Que me ajudem a criar.

Ó divino Sto. António,
Agora peço também:
Pela vossa misericórdia
Dai saúde à minha mãe.

Vinde andando, Sto. António,
Dando volta ao redor.
Recolhei à Sta. Igreja,
Que é a casa do Senhor.